Fundada em 1996, a Associação Ministério Ensinando de Sião (AMES) é um instituto de ensino bíblico composto por uma comunidade de judeus, descendentes de judeus e não-judeus discípulos de Yeshua (Jesus), o Messias. A AMES é filiada ao Netivyah Bible Instruction Ministry (Ministério de Instrução Bíblica Netivyah, Jerusalém, Israel) e reconhecida pelas maiores organizações Judaico-Messiânicas da atualidade, dentre elas a UMJC (Union of Messianic Jewish Congregations), o Jewish Voice International, Tikkun International, dentre outros. O objetivo do Ensinando de Sião é dedicar-se ao ensino das Escrituras e à soma de esforços pela restauração das raízes da comunidade mundial de discípulos do Messias Yeshua – a Igreja – e pela restauração do povo judeu, trazendo à tona a identidade cultural e espiritual de Yeshua e do chamado Novo Testamento, libertando sua interpretação de toda ocidentalização e antissemitismo, que normalmente impediriam uma compreensão clara da Bíblia.
A ORIGEM DO CATES
Com o crescimento do número de pessoas interessadas no contexto original das Escrituras, o Ensinando de Sião funda no ano 2000 o primeiro seminário teológico judaico-messiânico da América Latina em parceria com o Messianic Jewish Bible Institute (MJBI – Instituto Bíblico Judaico Messiânico – Dallas, Texas, EUA), o qual funcionou de 2000 a 2010 com um curso local e posteriormente à distância. O MJBI – Brasil formou mais de 1000 alunos no Brasil e no exterior.
Em 2010, o MJBI é transformado no Centro Avançado de Teologia Judaico Messiânica (CATES, Belo Horizonte) com os cursos presenciais e tele presenciais. Entre 2010 e 2015, os professores do Ensinando de Sião gravaram um novo currículo para o CATES através de inúmeras vídeo-aulas de 3 a 5 horas de duração cada, abordando assuntos que qualificariam o aluno a fazer uma releitura de toda a Bíblia no contexto judaico-original. Neste novo formato, o CATES deu início ao seu “Curso de Teologia da Restauração: a Bíblia no contexto judaico-messiânico”, agora oferecido totalmente nesta plataforma.